Barjas dá posse ao novo presidente da ComEmprego
PDF Imprimir E-mail Escrito por Edmara | Seg, 05 de Março de 2018 12:26

O prefeito Barjas Negri nomeou, na manhã desta sexta-feira (03), o novo presidente da Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego). Paulo Estevam de Camargo, diretor do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região) tomou posse em solenidade ocorrida no Centro Cívico.

Camargo substitui Evandro Evangelista, secretário municipal do Trabalho e Renda (Semtre), que ocupou o cargo em 2017. O mandato é de anual. A posse foi prestigiada por representantes do Poder Público, patronal e trabalhadores.

Barjas disse que o novo presidente da ComEmprego “está preparado e tem qualificação para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, ressaltando que “Piracicaba, hoje, é referência no trabalho compartilhado entre o Poder Público, trabalhadores e empregadores”. Garantiu que a Semtre manterá esta relação e a política de qualificação e empregabilidade.

Evangelista lembrou que, ao assumir a ComEmprego, enfrentou um grande desafio, que era o cenário de grave situação econômica no País, precisando dessa forma, trabalhar fortemente com as questões de qualificação para as que precisava de uma nova oportunidade, auxiliando na busca de novos horizontes de trabalho.

Camargo reconheceu, na Comissão, uma importante aliada na promoção do desenvolvimento econômico de Piracicaba. Destacou ainda que o principal desafio de sua gestão será promover debates junto à Prefeitura, para a intensificação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, para geração de emprego e renda.

ComEmprego - A Comissão foi criada pelo Decreto Municipal 7.292, de 3 de julho de 1996. Desde então atua ininterruptamente, discutindo e se posicionando sobre assuntos relacionados à geração de emprego.

Como comissão tripartite - composta por trabalhadores, poder público e entidades patronais - tem a finalidade de consubstanciar, em âmbito municipal, a participação da sociedade organizada no acompanhamento das ações do Sistema Nacional de Emprego – Sine, bem como articular-se com instituições públicas e privadas, inclusive acadêmicas e de pesquisa, para obtenção de subsídios ao aprimoramento de suas funções.

Anualmente, e em sistema de rodízio, os representantes das bancadas elegem para presidente um dos seus membros. Neste ano de 2018, a presidência será ocupada pela bancada patronal.